A Cachaça Coração de Minas é produzida artesanalmente. A cana-de- açúcar cultivada é colhida de forma cuidadosa sem uso de fogo. Depois de despalhada, seu caldo, depois de extraído em moendas de engenho, é filtrado e conduzido às dornas de fermentação natural.
Nas dornas de fermentação natural, criam-se leveduras alcoólicas, utilizando-se farelo de arroz e fubá de milho que irão, num período de 24 horas, transformar o caldo da cana-de-açúcar em um produto que após este processo estará pronto para ser destilado em alambique de cobre.
No alambique ocorre a etapa da destilação, no qual a Cachaça Coração de Minas, como o próprio nome indica, aproveita-se somente o coração (meio), sendo desprezadas tanto a cabeça (início) quanto a água fraca ou calda (final). Assim, obtém-se uma cachaça de qualidade.
É na fase de destilação que se realiza as análises de controle de qualidade. Após essa etapa, a cachaça será envelhecida em tonéis de madeira especifica.
Três anos é o período de envelhecimento mínimo, o que irá aprimorar o aroma e sabor suave, garantindo qualidade da cachaça. Nos tonéis de carvalho é envelhecida a Coração de Minas Ouro, caracterizada pela sua coloração amarelada. A Coração de Minas Prata é envelhecida em tonéis de jequitibá, que mantém sua cor cristalina.
Após o envelhecimento, a Cachaça Coração de Minas será novamente filtrada e engarrafada num processo mecânico, a fim de manter a qualidade do produto. E finalmente a cachaça está pronta para comercialização. Atualmente são produzidos 90.000 litros da bebida por ano.
Produto destinado à maiores de 18 anos
Aprecie com moderação